Muitas pessoas têm dúvidas sobre o que é Coaching e o que significa, portanto consolidei algumas perguntas e respostas chaves para te ajudar inclusive com esse dilema que pode ser muito útil para o alcance de metas, desenvolvimento pessoal e concretização de seus próprios sonhos.

Afinal isso é Coaching: mudar vidas, transformar cenários, criar novas realidades na vida dos Coachees de tal maneira que seja útil a mudança da mentalidade atual existente para uma mais próspera, abundante e cheia de excelência.

Não sei se você conhece, mas as maiores estrelas de Hollywood, atletas profissionais, profissionais de alta performance e pessoas que desejam maiores resultados em suas vidas recorrem ao trabalho dos Coaches para fortalecerem suas percepções de transformação e suas capacidades racionais e emotivas para colher um novo nível de status, superando seus próprios limites.

Além disso existe o aspecto do foco do Coaching, que pode ser bastante diferenciado em sua estrutura de ação e abordagem do tema. Não existe limites para as áreas de atuação:

– Auto-Confiança

– Comunicação

– Delimitar Metas, Objetivos

– Dificuldades Financeiras

– Espiritualidade

– Estratégia

– Marketing Digital

– Marketing Pessoal

– Produtividade e Gerenciamento do Tempo

– Relacionamentos

– Transformação Pessoal, Mudanças

Entre outros assuntos…

As pessoas têm necesssidades diferentes umas das outras então percebe-se a gama de oportunidades que se abre a partir do momento que você decide transformar sua vida usando técnicas com resultado com profissionais competentes.

Inclusive gravei um vídeo para te ajudar a entender melhor o que é coaching e como o seu poder pode alavancar seus objetivos neste ano.

Origem da palavra coaching

O que é coaching?

Coaching é uma palavra em inglês que indica uma atividade de formação pessoal em que um instrutor (coach) ajuda o seu cliente (coachee) a evoluir em alguma área da sua vida.

“Coaching é um processo que visa elevar a performance de um indivíduo (grupo ou empresa), aumentando os resultados positivos por meio de metodologias, ferramentas e técnicas cientificamente validadas, aplicadas por um profissional habilitado (o coach), em parceria com o cliente (o coachee).” (Villela Da Matta & Flora Victoria)

Segundo a SBC (Sociedade Brasileira de Coaching), coaching é uma nova profissão. Trata-se de uma assessoria pessoal e profissional que combina prática e procedimentos distintos, visando dar suporte às pessoas para que criem uma vida ideal. O processo de coaching leva o cliente a novos entendimentos, alternativas e opções capazes de fazer com que ele amplie suas realizações e conquistas.

Segundo a Global Coaching Community, existem pelo menos três definições diferentes:

“Coaching é a parceria entre coach (profissional) e cliente (coachee) onde acontece um processo estimulante e criativo que inspira e maximiza o potencial pessoal e profssional do cliente.”

“Coaching é um processo sistematizado onde um coach acompanha e estimula seu cliente no desenvolvimento de sua performance e alcance de suas metas.”

“Coaching é uma metodologia de desenvolvimento humano onde se cria um contexto transformacional para o alcance de um estado desejado.”

Entenda um pouco mais sobre o que é coaching através deste infográfico abaixo preparado pela SBC (Sociedade Brasileira de Coaching):

Coaching - Entenda esse processo

Infográfico: O que é Coaching? | Produzido por: SBCoaching.com.br.

O que significa coaching?

A palavra Coaching significa “treinamento”, tem origem na língua inglesa (Coach) e foi utilizada pela primeira vez na cidade de Kócs, na Hungria, para designar carruagem de quatro rodas.

No século XVIII os nobres universitários da Inglaterra iam para suas aulas, conduzidos em suas carruagens por cocheiros chamados – Coacher.

Por volta de 1830 o termo coach passa a ser utilizado na Universidade de Oxford como sinônimo de “tutor particular”, aquele que “carrega”, “conduz” e “prepara” os estudantes para seus exames.

Em 1831 o termo Coaching foi usado pela primeira vez no âmbito dos esportes. Em 1950 o termo é usado pela primeira vez na literatura de negócios, como uma habilidade de gerenciamento de pessoas.

Segundo o IBC (Instituto Brasileiro de Coaching), coaching é um processo que utiliza técnicas, ferramentas e recursos de diversas ciências. Algumas pessoas dizem que Coaching é ciência, mas na realidade é um cocktail, um mix de recursos e técnicas que funcionam em ciências do comportamento (psicologia, sociologia, neurociências) e de ferramentas da administração de empresas, esportes, gestão de recursos humanos, planejamento estratégico e outros.

Benefícios do Coaching

– Alcance e definição de metas claras

– Transformação pessoal

– Promoção e recolocação profissional

– Autoconhecimento

– Resolução de conflitos e crises com excelência

– Relacionamentos amorosos mais saudáveis

– Independência financeira

– Desenvolvimento pessoal de suas habilidades

– Motivação para geração de soluções

O que é um coach?

É um treinador. Treinador de pessoas para elevar padrões e níveis de excelência em busca da alta performance.

Analisando a história, na segunda década do século XIX, os alunos da Universidade de Oxford adotaram a gíria “coach” para designar os professores que lhes auxiliavam nos exames finais. Em seguida, a própria universidade começou a chamar os técnicos das equipes esportivas desse modo. Portanto, o segundo significado da palavra é “técnico”.

coaching com diego mangabeira

O que é um coachee?

É a pessoa/o cliente que precisa mudar sua vida e que necessita de um Coach para instruir o caminho dentro do seu próprio desenvolvimento pessoal.

Na prática, é o indivíduo que passa pelo processo de Coaching através das várias metodologias utilizadas pelo Coach.

MUDE SUA VIDA HOJE

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!>

O que é mentoring?

Mentoring pode ser traduzido como “tutoria” ou “apadrinhamento”. Neste caso, o mentor é um guia, um mestre, conselheiro, alguém que tem vasta experiência profissional no campo de trabalho da pessoa que está sendo ajudada. O mentoring inclui conversas e debates acercas de assuntos que não estão necessariamente ligados ao trabalho.

Ao contrário do que acontece no mentoring, no caso do coaching, o coach não precisa ter experiência na área de trabalho do cliente e em algumas áreas do coaching, o profissional pode mesmo não dar nenhum conselho ou soluções para problemas específicos relacionados com a carreira do cliente.

Segundo o IBC (Instituto Brasileiro de Coaching), Mentoring é uma espécie de tutoria onde um profissional mais velho e mais experiente orienta e compartilha com profissionais mais jovens, que estão iniciando no mercado de trabalho ou numa empresa, experiências e conhecimentos no sentido de dar-lhes orientações e conselhos para o desenvolvimento de suas carreiras.

Estas orientações vão desde o âmbito pessoal até o profissional. No Brasil recente pesquisa apontou que apenas 10,9% das empresas utilizam mentores e, esta tutoria pode ser dada tanto dentro da empresa, como num ambiente externo ou ainda na casa do mentorado.

Diferente de um mentor um coach não precisa necessariamente ter experiência na área de atuação de seu cliente e tão pouco aconselha ou dá as soluções para seus problemas ou orientações de carreira. O pressuposto do processo de coaching é que o cliente já possui as respostas e soluções para seus dilemas, e que o que ele necessita na verdade é de um profissional capacitado, que o auxilie neste processo de autoconhecimento fazendo os questionamentos certos, para que desta forma, o coachee tenha maior consciência de suas capacidades, pontos de melhoria, de seus valores e de sua missão de vida.

O que é um mentor?

É a pessoa responsável por direcionar o Mentoring dentro das sessões pré-agendadas entre o cliente e o contratado, em português corresponderia ao mentor responsável pelo mentorado.

Quais são as diferenças de Coaching?

Basicamente as diferenças entre as diferentes terminologias para os treinamentos (sessões de Coaching) baseiam-se no foco principal da área de atuação, como você pode perceber na lista de áreas abaixo:

– Coaching Pessoal

– “Personal Coaching”

– Coaching Profissional

– Coaching Financeiro

– Coaching Executivo

– Coaching de Carreira

– Coaching Empresarial

– Coaching de Vida

– “Life Coaching”

o que significa coaching

Tipos de Coaching

Coaching Profissional

O coaching profissional é o processo liderado por um profissional qualificado e que utiliza metodologias, técnicas e ferramentas do coaching para o benefício de uma empresa ou de um indivíduo, quer na sua área pessoal ou profissional. Este tipo de coaching é conhecido como “formal”, este método é pago, e existe um contrato, sessões estruturadas e reuniões para ajudar e guiar os clientes.

Coaching Empresarial

O coaching empresarial é um tipo de coaching para empresários e tem o objetivo de ajudá-los, através de várias ferramentas e técnicas, a desenvolver capacidades e competências para se destacarem no mundo empresarial.

Coaching Financeiro

O coaching financeiro é um treinamento especial que pretende capacitar de forma a alcançar resultados financeiros na área pessoal e empresarial. O coaching financeiro dura em média 90 dias, e o profissional em questão menciona e medita sobre os seus hábitos financeiros para compreender o seu momento atual. Depois de fazer isso, ele define metas concretas e faz exercícios diários que o ajudam a cumprir o seu treinamento e alcançar as suas metas.

Curso de Coaching

Existem diversos cursos de Coaching no mercado com várias metodologias diferentes e enfoques diferentes para você que se interessa em determinado palestrante, coach ou profissional em determinada área de atuação.

Eu te convido a conhecer o sistema que criei, o POWER COACHING, clicando aqui.

power coaching diego mangabeira

O POWER COACHING é um Curso em Áudio composto por 7 CD´s para os 7 dias da semana, os quais serão desenvolvidos de maneira eficaz focando na sua própria alta performance e excelência por maiores resultados:

CD # 1 – A Chave Para Seu Sucesso

Aprenda a chave para seu sucesso, abrindo novas possibilidades em sua vida.

CD # 2 – Dor e Amor

Aprenda como a dor e o amor são importantes nas suas novas conquistas.

CD # 3 – Poder das Associações

Conheça o poder das associações e como suas crenças podem ser quebradas para te permitir sair da sua zona de conforto.

CD # 4 – 3 Passos para Transformações Definitivas

Aprender os 3 passos para transformações definitivas, alcançando resultados reais.

CD # 5 – Definindo Suas Metas

O conteúdo mais procurado do Curso, aprenda a definir suas metas e conseguir gerar os resultados que você tanto deseja em sua vida.

CD # 6 – Força Transformadora

Domine a força transformadora que vai quebrar seu padrão que te impede de ser feliz.

CD # 7 – Método de Planejamento Eficiente

Crie seu método de planejamento eficiente e vai aprender algumas técnicas de produtividade.

E você também vai aprender

– Como usar várias ferramentas de coaching, motivação, e definição de metas que vão aumentar o foco na prática de mudar a maneira que você está fazendo as coisas
agora;

– Como focar na sua própria Transformação Pessoal nos 7 dias da semana;

– Como te levar a um nível superior de geração de resultados;

– Como explorar seu potencial profissional;

– Como se comprometer com você mesma (o) sobre suas metas e cumprir;

– Como estabelecer uma meta e te ajudar a conseguir mais resultados eficientes nos seus planos;

– Como usar algumas técnicas testadas em produtividade digital.

Sessões de Coaching com Diego Mangabeira

Trabalho com vários Coachees em diversas áreas diferentes como Estratégia de Negócio, Independência Financeira, Relacionamentos, Alta Performance, Transformação Pessoal e Motivação, temas os quais você pode ter interesse em desenvolver em sua vida também.

Caso se interesse em saber mais como participar de sessões de Coaching comigo, clique aqui para saber todos os detalhes para se candidatar às inscrições.

Transforme sua vida com o Poder do Coaching!

Invista em você hoje!