Quando se fala sobre marca pensamos em vários ícones e várias empresas que fizeram histórias ao longo da nossa vida…

Até escrevi há uns anos atrás em um dos meus sites sobre o Steve Jobs (clique aqui para ler) e como o poder da Apple inspira pessoas ao redor do mundo.

Quero compartilhar neste post algo que vai agregar muito valor a sua vida e a sua carreira, afinal aprendi muitos novos conceitos participando de um evento organizado pela InfoBranding sobre Branding e Storytelling.

Falando sobre Branding

Branding é um conceito muito conhecido na área da Administração e, especificamente da área de Marketing afinal trabalha todos os pilares de uma marca, desde a concepção do logo, do slogan da marca até como o ponto de venda vai ser estabelecido para os clientes finais.

Alguns exemplos claros sobre o uso de ótimas técnicas de Branding podem ser vistos no mercado nas empresas:

Nike, com o slogan Just Do It e com suas lojas super modernas, arrojadas contando com um design simples e intuitivo

logo nike just do it

Starbucks, com o logo remetendo a sereia em cores verdes, oferecendo uma terceira casa como eles usam em sua estratégia de marketing, possibilitando que você tome seu café sozinho ou com seus amigos, lendo um livro, trabalhando…Enfim, você pode fazer o que quiser afinal você faz parte disso também!

logo starbucks

Coca-Cola, com seus vários slogans (clique aqui para conferir todos), transmitindo movimento, alegria e felicidade para as pessoas através das suas campanhas publicitárias super criativas

logo coca cola

Cacau Show, uma das líderes no segmento alimentício, a empresa demonstra o foco na natureza, na qualidade e no oferecimento de produtos diferenciados, não é a toa que seu crescimento exponencial ao longo dos anos tem feito a marca ganhar cada vez mais visibilidade no Brasil através das franquias

logo cacau show

Esses casos acima são alguns exemplos que podem ser usados para o uso correto do Branding, lembrando que existem vários aspectos pertinentes que poderiam ser mencionados como:

– Nome

– Logo

– Símbolos

– Personagens (Mascote)

– Slogan ou frases descritivas

– Tipografia

– Paleta de cores

– Embalagem

– Elementos gráficos

– Registro

– Brand equity (Valor de Marca)

Cada aspecto deve ser analisado, criado e reconfigurado periodicamente afinal marcas são criadas para serem transformadas. É bem assim se a gente pensar que várias empresas se transformaram ao longo do caminho através de feedbacks de clientes como por causa de medidas de vigilância sanitária ou mesmo aspectos relacionados à
saúde.

Um ponto importante ainda falando de Branding é criação de uma marca. Pensar em criar uma marca pode ser uma tarefa complexa e trabalhosa, que pode demandar horas, dias ou mesmo anos para ser completada da melhor maneira possível.

Um artigo bem interessante do pessoal do Idéia de Marketing comentou sobre 12 elementos fundamentais para o desenvolvimento da sua marca:

1. O que o seu produto ou empresa faz? Quais são as especialidades ou nichos da sua organização?

2. Como você fornece seus produtos ou serviços? Considere se há algo especial, incomum ou significativo sobre a maneira de fazer negócios.

3. Qual é mercado-alvo(s) do seu serviço/empresa? Quem é seu público e por quê?

4. O que os clientes querem ou esperam de sua organização? Quais os benefícios que os clientes derivam de sua empresa?

5. O que a concorrência faz? Quais são os pontos fortes e fracos dos concorrentes de sua organização? Lembre-se que é fundamental pensar a partir do ponto de vista de seus clientes.

6. Como sua empresa se ​​destaca? O que torna a sua empresa especial?

7. Qual é a sua marca ou nome da empresa? Quais são as associações que os clientes têm com isso? Elas são positivas ou negativas? Como você pode melhorá-las?

8. Quais são os sinais visuais da sua marca? Como é que o público percebe isso?

9. Que língua/voz/áudio estão associados com a sua marca e/ou organização? Isso soa de forma humanizada?

10. Quais as cores que estão conectadas com a sua marca? Quais imagens que estas refletem?

11. Que imagens são associadas com a sua marca ou empresa?

12. Como o texto é apresentado? Que tipografia é usada? Que tipo de palavras? Como é que está relacionado com a sua marca?

Vale a pena focar neste aspectos para criar sua própria marca no seu nicho de mercado, na Internet e dentro do Marketing Digital, lembrando que a Gestão de uma Marca está relacionada com a criação e a manutenção da confiança, o que implica o cumprimento de promessas, então resiliência e coerência dos seus valores serão pilares
estratégicos do seu próprio crescimento.

MUDE SUA VIDA HOJE

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!>

 

Contando histórias

O ser humano vive contando histórias.

Desde a pré-história até o celular mais moderno que já foi lançado, a humanidade vive se comunicando, passando mensagens e ensinamentos através dos tempos e, hoje, por causa da nossa rotina tumultuada cheia de compromissos e nossas vidas lotadas de informação (em vezes, desnecessária e supérflua!) precisamos de maneiras simples para passar uma mensagem simples e eficiente.

O Storytelling, conceito do inglês, que significa contar histórias é isso, afinal quando uma história é contada vários aspectos neurológicos e psicológicos são ativados, nos remetendo ao foco e a atenção pura para o que a mensagem quer transmitir.

É interessante notar isso que sempre que ouvimos alguma música, vemos algum filme, assistimos um seriado que amamos ou mesmo prestamos atenção em algum familiar contando uma piada, nossos ouvidos, nossos olhos e nossos sentidos estão voltados 100% para o conteúdo da idéia.

O Storytelling é uma importante ferramenta que pode ser usada por você na sua vida e na sua empresa (se você for empreendedor digital também!). O ponto principal é como você conta, afinal muitas pessoas têm um talento nato para contar histórias e piadas…

Eu, particularmente, não nasci com isso rs Sou humilde em admitir que estou aprendendo muito e me profissionalizando através de cursos, seminários e meus mentores que me ensinam algumas técnicas para contar histórias com simplicidade e emoção.

4 Elementos do Storytelling

1) Mensagem

Basicamente se trata do que você quer passar para as pessoas, os seus ouvintes ou leitores.

Tem algum ensinamento nas entrelinhas?

Existe uma história emocionante que vai contagiar a todos com muita energia e motivação?

O que vai fazer com que eu passe 10 minutos assistindo seu vídeo?

Isso é mensagem!

Uma boa mensagem prende o público, mas uma ótima mensagem muda todas as gerações futuras.

Não é a toa que vemos tantos mestres da humanidade sendo referenciados até hoje como Jesus Cristo, Buda, Lao Tsé, Gandhi, Madre Teresa de Calcutá.

2) Conflito

É a pimenta da história!

Você precisa de algo que mude o padrão das pessoas, algo que transforme a maneira que elas pensam, agem, sonham…

Existem vários tipos de conflitos que podem ser usados, às vezes, são os mesmos usados nos filmes de Hollywood, porém o ponto principal é que cada vez que você vê alguma dificuldade em uma história mais você deseja que o personagem principal tenha um final feliz…Não é verdade?

3) Personagens

São as pessoas que vão participar da sua história.

Aqui o ponto bacana que deve ser pensado é levantar várias idéias, investir na sua criatividade e dar vida aos sonhos de vários pessoas que desejam se reconhecer nos personagens.

Você pode se lembrar de algum filme que assistiu em pouco tempo e, na maneira que você se reconheceu com o ator ou a atriz…Deve ter dito frases assim:

“Nossa, eu faço assim também…”

“Caraca, eu penso da mesma maneira”

“Eu quero uma vida igual a essa”

É isso!

Pessoas são movidas pela emoção!

storytelling jornada do heroi

4) Enredo

São as partes todas envolvidas, como uma salada de frutas…

Ou melhor…

Uma equação matemática!

Mensagem + Conflito + Personagens = Enredo

Pense, sinta e sonhe com a história.

Pegue elementos do seu dia-a-dia.

Leia livros nesta área de storytelling do Brasil e do exterior.

Siga pessoas influentes.

Enfim, crie seu enredo e construa algo valioso para seus clientes e pessoas que vivem ao seu redor.

Separei algumas campanhas bem interessantes de duas empresas abaixo que trabalharam muito bem o “contar histórias” e que foram repassadas para mim em eventos que participei e achei muito válido compartihar com você agora.

Campanha da Samsung para o S4

Campanha da Johnnie Walker (The Man Who Walked Around The World) – Legendado em Português

Bate-Papo sobre Branding e Storytelling com Marcia Auriani e Martha Gabriel

Estive no evento “Storytelling: InfoBranding descomplicando a arte de contar histórias” organizado pela InfoBranding em São Paulo com duas grandes personalidades, Marcia Auriani e Martha Gabriel.

Inclusive fizemos uma entrevista curta (menos de 5 mins) para compartilhar um pouco como iniciativas coerentes em Branding e Storytelling podem alavancar seus resultados pessoais e profissionais.

Assista o vídeo abaixo:

Se você ainda não conhece a Marcia ou a Martha, te convido a segui-las e acompanhar o trabalho delas na Internet, nas Redes Sociais e pessoalmente 🙂

Seguem abaixo algumas informações sobre elas:

Marcia Auriani

Palestrante e Consultora em Branding e Gestão do Design. Coordenadora Geral dos cursos de pós-graduação de negócios do portfólio de Master na BSP Business School São Paulo que faz parte do grupo Laureate International Universities, a maior instituição de ensino do mundo. Professora de cursos de pós-graduação com as disciplinas Marketing, Branding e Gestão do Design em todo o Brasil.
Co-Autora do Livro Gestão do Design, Editora Belas Artes, 2008.
Colunista e uma das Fundadoras do Portal InfoBranding e colunista do Portal O Negócio do Varejo com a coluna Branding no Varejo.

Site Oficial: http://www.marciaauriani.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/marcia.auriani.9
Twitter: https://twitter.com/MarciaAuriani

Martha Gabriel

Martha Gabriel é escritora, consultora e palestrante nas áreas marketing digital, inovação e educação. Autora de 5 livros, inclusive o best seller “Marketing na Era Digital“, CEO da Martha Gabriel Consulting, é também coordenadora e professora do curso de MBA em Marketing da HSM Educação. Palestrante keynote internacional com mais de 50 palestras apresentadas no exterior entre Estados Unidos, Europa e Ásia. Premiada três vezes como melhor palestrante em congressos nos Estados Unidos. Reviewer da LEA – Leonardo Electronic Almanac, MIT.

Engenheira (Unicamp), pós graduada em marketing (ESPM) e design (Belas Artes), mestre e PhD em artes (ECA/USP). Autora de diversos artigos publicados em congressos e revistas no Brasil e exterior e de 5 livros – Marketing de Otimização de Buscas (2008), SEM e SEO – Dominando o Marketing de Busca (2009), Marketing na Era Digital (2010), Conversando com Computadores (2011) e Educ@r – A (r)evolução digital na educação (2013). Premiada como estudante (engenharia), profissional (web), palestrante (tecnologia web), artista (novas mídias), professora (marketing) e pesquisadora (mestrado – arte e tecnologia).

Site Oficial: http://www.martha.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/marthagabriel
Twitter: https://twitter.com/marthagabriel

Bate-Papo sobre Marca com a Equipe do InfoBranding

Para complementar ainda mais esse post sobre esse assunto, entrevistei dois profissionais que me ajudaram bastante a entender melhor como a criação de estratégias de Branding podem ajudar as empresas a ganharem mais visibilidade e conversão de seus produtos.

Conversei com o Gabriel Meneses e o Fernando Rubino.

Seguem abaixo algumas informações sobre eles:

Gabriel Meneses

Profissional de Branding e Design com experiência na criação e desenvolvimento de projetos de identidade visual alinhados às estratégias de micro e pequenas empresas; conceituação e desenvolvimento de materiais de comunicação impressa e participação de projetos que visam difundir o design como prática estratégica que agrega valor a sociedade. Pós-graduado em gestão de marcas pela BSP-Business School São Paulo e graduado em Design com Habilitação em Comunicação Visual pelo Centro Universitário SENAC.

E-mail: gabriel.meneses@infobranding.com.br

Fernando Rubino

Formado em Design Digital pela Anhembi Morumbi e com Master em Gestão de Marcas & Branding pela BSP, atuando há mais de dez anos como designer gráfico em diversas agências do ramo esportivo, de turismo e eventos, sempre unindo suas paixões e hobbies ao trabalho, tornando-o ainda mais prazeroso.

E-mail: fernando.rubino@infobranding.com.br

Invista em Branding!
Conte boas histórias!